terça-feira, 22 de julho de 2014

Crumble de Banana com laranja


Eu gosto muito de saber a origem dos pratos quando eu os conheço. Eu imagino que tal mistura de ingredientes não surgiu do nada. Quando vi esta receita pela primeira vez me chamou a atenção o nome e eu fui atrás da origem da receita.

Descobri que o nome crumble é de origem britânica e quer dizer literalmente migalhas ou esmigalhado. A receita surgiu como substituição para as famosas tortas inglesas. Durante a 2ª guerra mundial houve muito racionamento houve a necessidade de adaptar os costumes à realidade. Surgiu então esta forma de preparar este prato que substitui a massa mais elaborada das tortas, que exigem muita farinha, por uma mistura simple de farinha, manteiga e açúcar. Esta mistura colocada sobre frutas ou compotas e assada da um delicioso doce com cobertura bem crocante e dourada.

Uma alternativa para um tempo de crise que resultou em uma iguaria fabulosa.


O que é preciso para a receita.



Você pode usar várias frutas, eu optei por bananas e laranja.


- 10 bananas prata picadinhas;
- suco e raspas de uma laranja, de preferência ácida;
- 6 colheres de sopa de açúcar para misturar às frutas;
- Cravo e canela em pó a gosto para temperar as frutas .

       Misture estes primeiros ingredientes e coloque-os em uma forma refratária e reserve.

Para o crocante.

- 1 xícara e meia de farinha de trigo;
- 1 xícara de flocos de aveia;
- 6 colheres de sopa de açúcar;
- 100 gramas de margarina cortada em cubinhos bem gelada;
- 1 colher de sopa de fermento químico.

       Misture os ingrediente do crocante , sem que os cubinhos de margarina se dissolvam completamente. É importante que ainda fiquem aparentes os cubinhos.

Espalhe o crocante sobre as frutas e leve ao forno alto, pre aquecido até que a superfície esteja bem dourada.

Você pode servir quente com sorvete ou deixar esfriar e servir sozinho como sobremesa ou no chá das 5.

Abaixo segue o vídeo com o passo a passo da receita.

Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário