quinta-feira, 26 de março de 2015

Tipos de Tomates

Estamos repassando as informações de um artigo simples e bem informativo do site getninjas.com.br 

Os tomates para cada tipo de receita

O tomate é super versátil e ingrediente para várias receitas, mas você sabe reconhecer cada tipo? Sabe qual é o tipo ideal para cada receita? Confira.
Por Caroline Fasciana em 28/09/2014, GetNinjas.com.br

O tomate é um grande aliado na prevenção de câncer de próstata, esse poder de prevenção se deve a substância licopeno contida no fruto, um antioxidante que combate os radicais livres, produzido pelo corpo humano em atividades físicas, pelo fumo, excesso de sol, poluição e estresse. Mas fique atento, pois também há contra indicação para quem tem problemas de rim, pois o tomate possui excesso de carbonato de cálcio.
Super presente nas receitas do dia a dia, os tomates são encontrados à venda em diversas opções, existem vários tipos de tomate, com formatos e sabores diferentes. Mas você sabe diferenciar um tipo de tomate do outro e qual é o tipo ideal para cada receita? Confira abaixo algumas dicas.


Tomate caqui
Tomate Caqui:
Ideal para o consumo ao natural, em saladas ou sanduíches. Tem um sabor forte e a coloração bem avermelhada. Os frutos têm consistência mole e são graúdos, alguns chegam a pesar até 500g.






Tomate carmen
Tomate Carmen:
Facilmente encontrado em mercados (a variação representa 75% dos tomates ofertados no país), muito utilizado em saladas. Também é conhecido como Longa Vida, por causa dos genes que fazem com que o produto dure mais tempo. Porém, esses mesmos genes interferem no sabor, no aroma e a até na pigmentação, deixando a coloração mais amarelada e a qualidade gustativa inferior. Os frutos são firmes, redondos, achatados e pesam de 150g a 250g.



Tomate cereja
Tomate Cereja:
Bem pequeno e redondinho, o diferencial maior está no sabor, ele é bem adocicado. Pesa em média 12g. Muito utilizado em saladas e para aperitivos, pode ser degustado sem nenhum tempero já que é bem saboroso e é ótimo para decoração de pratos.
Tomate Débora




Tomate Débora:
O Débora é muito usado para fazer molho caseiro ou tomate seco. Tem consistência firme e demora a estragar. O peso varia entre 120g e 200g.






                                                    Tomate Sweet grape:

Tomate Sweet Grape
É uma variação do tomate-cereja e vem conquistando os paladares brasileiros. Foi introduzido recentemente no mercado nacional, tem um sabor adocicado e é mais caro. É consumido ao natural, sozinho ou em saladas e pratos frios.

Tomate Holandês






Tomate Holandês:
É um tomate mais raro no mercado, daí o preço um pouco mais elevador. Redondo e achatado nas extremidades superior e inferior, apresenta coloração vermelha ou alaranjada. Pode ser consumido tanto em saladas como em receitas quentes.








Tomate Italiano


Tomate Italiano:
Indicado para o preparo de molhos caseiros saborosos e para o preparo de tomate seco. O tomate italiano tem três gomos e é longo: chega a ter 10cm de comprimento. Algumas das variedades mais comuns deste grupo são o Pizzadoro, o San Vito e o Giuliana.








Tomate Momotaro
Tomate Momotaro:
Tem origem japonesa, e é utilizado principalmente em saladas. Tem coloração rosada, consistência mole e vários gomos. Também tem um sabor adocicado e, por isso, é considerado um tomate gourmet, tem um preço elevado devido a produção limitada.






Tomate japonês ou tomate-maracujá ou tomate-inglês ou tomate-arbóreo ou tomatão ou tomate-francês ou tomate-de-árvore ou tamarilho:
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
·         Solanum betaceum IUCN 2008. Solanum betaceum. 2008 IUCN Red List of Threatened Species. Acesso a 29 de Dezembro de 2008.
tamarilho
O Tamarilho por vezes escrito tamarillo, tomate-japonês, tomate-maracujá, tomate-inglês ou tomate-arbóreo (estes dois últimos nomes usados na Madeira), é o fruto da espécie Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.
Nativa dos Andes na América do Sul, é rica em vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol[carece de fontes]. É apreciada ao natural e seu sabor agridoce também pode ser explorado com sucesso no preparo desucos, geleias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.
É comercialmente cultivada na Nova Zelândia, Califórnia e Portugal. No Brasil, a fruta é cultivada em quintais, principalmente nos estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo. Na Bahia recebe o nome de "tomatão" e em São Paulo de "tomate-francês". Na região sul de Minas Gerais é popularmente conhecida como "tomate-de-árvore" ou "sangue-de-boi". No Paraná outro nome que ele recebe é o de "tomate-japonês". Em Portugal também é conhecida como "tomate-inglês".
Nasce em uma árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no Inverno. Propaga-se por semente e por estacas dos ramos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário